O corpo do Papa Francisco será levado na manhã desta quarta-feira, 23, à Basílica de São Pedro, no Vaticano, para o início do velório aberto ao público. O traslado acontece por volta das 9h (horário de Roma), 5h da manhã no horário de Brasília. Duas horas depois, a basílica será aberta para que fiéis possam se despedir do pontífice.
Na terça-feira, o Vaticano divulgou as primeiras imagens de Francisco após sua morte. O corpo foi inicialmente velado de forma privada na capela da Casa Santa Marta, residência onde o Papa viveu durante os 12 anos de seu pontificado. Ali, ele recebeu as primeiras homenagens de funcionários e pessoas próximas.
Francisco faleceu na segunda-feira, 21, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC), seguido de uma insuficiência cardíaca irreversível. Ele havia recebido alta hospitalar em 23 de março, após um longo período de internação.

Homenagens e funeral
O caixão ficará exposto na Basílica de São Pedro até o próximo sábado, 26, quando ocorrerá o funeral solene. A cerimônia será realizada na Praça de São Pedro, a partir das 10h (6h no horário de Brasília), e será conduzida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio dos Cardeais — o grupo responsável por eleger o novo Papa no conclave.
O funeral deve reunir chefes de Estado, líderes religiosos e personalidades do mundo todo. Já confirmaram presença nomes como o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o presidente da França, Emmanuel Macron, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, o premiê britânico Keir Starmer, e o presidente da Argentina, Javier Milei. O príncipe William representará a família real britânica.
A comitiva brasileira contará ainda com a primeira-dama Janja da Silva e os presidentes dos três Poderes: Luís Roberto Barroso (STF), Hugo Motta (Câmara) e Davi Alcolumbre (Senado).
O mundo se despede de Francisco com pesar, mas também com reverência à sua trajetória marcada por simplicidade, firmeza de princípios e uma profunda dedicação aos mais vulneráveis.