O Vaticano tem um novo líder: o cardeal americano Robert Prevost foi escolhido nesta quinta-feira (8) como o novo papa da Igreja Católica. Ele adotou o nome Leão XIV, tornando-se o primeiro pontífice nascido nos Estados Unidos.
Prevost, de 70 anos, nasceu em Chicago em 1955. Antes da eleição, ocupava o cargo de prefeito do Dicastério para os Bispos, além de ser arcebispo emérito da capital de Illinois. Ele foi nomeado cardeal recentemente, em 30 de setembro de 2023, pelo então Papa Francisco.
A escolha aconteceu no segundo dia do Conclave, que reuniu 133 cardeais na Capela Sistina, no Vaticano. A fumaça branca anunciando a decisão emocionou fiéis na Praça de São Pedro e ao redor do mundo.


O novo papa deve aparecer em instantes na sacada da Basílica de São Pedro para dar sua primeira bênção como sucessor de Francisco, após o tradicional anúncio em latim: "Habemus Papam!"
Com o nome Leão XIV, Prevost se insere na linhagem dos papas que homenageiam Leão XIII, conhecido por sua atuação social e diálogo com o mundo moderno.
A eleição marca um momento histórico para a Igreja e promete influenciar os rumos do catolicismo no cenário global.