Durante uma operação de fiscalização de rotina neste sábado, 10 de maio de 2025, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um passageiro de caminhão por porte ilegal de arma de fogo no km 292 da BR-226, no município de Barra do Corda (MA). O condutor do veículo conseguiu fugir para uma área de mata próxima e ainda não foi localizado.
A abordagem aconteceu por volta das 10h, quando os agentes deram ordem de parada a um caminhão Scania/R124, de cor vermelha. Durante a inspeção, os policiais solicitaram os documentos de praxe: CNH do motorista, documentação do veículo, nota fiscal da carga e o disco diagrama do cronotacógrafo.
Ambos os ocupantes foram convidados a descer do caminhão. Após consulta aos sistemas policiais, foi constatado que os dois já possuíam antecedentes criminais por transporte ilegal de madeira. Diante da suspeita, os agentes iniciaram uma busca detalhada no interior do veículo.
Durante a revista, os policiais localizaram um revólver calibre .38 escondido dentro de uma mochila na cabine. Ao ser informado da prisão, o condutor saiu correndo em direção ao matagal às margens da rodovia e conseguiu escapar, mesmo após buscas na região.


O passageiro foi detido e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Barra do Corda. O caminhão também foi apreendido e removido ao pátio da PRF, após serem identificadas diversas irregularidades administrativas, como trincas na área crítica de visibilidade do para-brisa e faróis de LED com intensidade acima do permitido, o que compromete a segurança viária, especialmente à noite.
A ocorrência foi registrada como porte ilegal de arma de fogo de uso permitido. A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar o caso e buscar a responsabilização dos envolvidos.