Offline
Deputados denunciam aumento de internações por Síndrome Respiratória Grave no Maranhão
Por Henrique Sampaio
Publicado em 21/05/2025 15:48
Locais

Os deputados estaduais Francisco Nagib e Carlos Lula alertaram nesta quarta-feira (21) para o crescimento preocupante no número de internações por Síndrome Aguda Respiratória Grave (SARS) em todo o Maranhão.

Em discurso na Assembleia Legislativa, Nagib – que também é ex-prefeito de Codó – chamou atenção para a situação crítica em sua cidade, destacando a sobrecarga nos hospitais municipais, principalmente no atendimento a crianças e idosos.

“Os leitos estão lotados, e a rede municipal não está conseguindo atender a demanda. Precisamos urgentemente do apoio do Governo do Estado”, declarou o parlamentar.

Carlos Lula, ex-secretário de Saúde do Maranhão, ressaltou que o atual cenário é reflexo da estagnação na expansão de leitos hospitalares, especialmente de UTI, após a pandemia.

“Durante a COVID-19 conseguimos ampliar leitos, criar estruturas. Mas, infelizmente, essa ampliação parou. Hoje estamos vendo o resultado”, afirmou.

Ambos os deputados cobraram ações imediatas do Governo do Estado para conter o avanço dos casos e reforçar a estrutura hospitalar, temendo um colapso nos atendimentos caso o número de internações continue crescendo.

A Síndrome Aguda Respiratória Grave (SARS) é uma condição clínica grave, geralmente provocada por infecções virais, como a influenza ou o coronavírus, e exige internação hospitalar em casos mais severos.

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!