A Polícia Federal do Maranhão deflagrou, na manhã desta quarta-feira (22), a Operação Ferrete Incógnito, com o objetivo de combater a ocupação ilegal de terras indígenas por criadores de gado. A ação cumpriu um mandado de busca e apreensão domiciliar, expedido pela 8ª Vara Federal Ambiental e Agrária da Seção Judiciária do Maranhão.
A operação é parte de um inquérito policial que apura a reiterada invasão da Terra Indígena Awá, localizada no complexo indígena do Alto Turiaçu, por pecuaristas que vêm inserindo gado na área de forma ilegal, gerando conflitos com os povos originários.
Segundo a PF, a Terra Indígena Awá já foi alvo de uma grande desintrusão no passado, quando aproximadamente 15 mil cabeças de gado foram retiradas do território. Apesar disso, a prática voltou a ocorrer, aumentando a tensão entre indígenas e invasores.


Além da busca e apreensão, a Justiça Federal determinou a suspensão imediata das atividades econômicas do investigado, especialmente aquelas relacionadas à criação de gado em terras da União, com destaque para as áreas protegidas que compõem o complexo Alto Turiaçu — que inclui as terras indígenas Awá, Alto Turiaçu e Caru.
A PF investiga a possível prática de crimes ambientais e contra o patrimônio público, entre eles:
-
Invasão de terras da União;
-
Impedimento da regeneração natural de florestas;
-
Exploração econômica de floresta pública sem autorização legal;
-
Degradação ambiental em áreas protegidas.
A operação reforça o compromisso da Polícia Federal com a preservação dos direitos dos povos indígenas e a proteção do meio ambiente, especialmente diante da crescente pressão sobre áreas de preservação no Maranhão.