Ô trem bão, sô! A cidade de São João dos Patos viveu um fim de semana arretado de bom com a realização do 16º Arraiá da Junina Flor do Luar, que aconteceu nos dias 28 e 29 de junho, bem na praça da Igreja de São Francisco. O evento, que já virou tradição na cidade, reuniu gente de todo canto pra celebrar a cultura nordestina com muito forró, bandeirola e animação!
O ponto alto da festança, como não podia ser diferente, foi a apresentação das quadrilhas juninas, que encantaram o público com seus figurinos coloridos, coreografias animadas e muito xaxado no pé. Além da Junina Flor do Luar, anfitriã da festa, se apresentaram:
-
Junina Meu Xodó, lá de Barão de Grajaú (MA),
-
Junina Explode Coração, de Paraibano (MA),
-
Junina Xodó Junino, de Passagem Franca (MA),
-
E a arretada Junina Arrocha o Nó, que veio de Guadalupe, no Piauí!
Cada grupo levou seu jeitinho único de dançar e encantou a plateia, que não arredou o pé da praça nem com o sereno caindo. Teve casamento matuto, noivo fujão, padre embolado e até sanfoneiro que fez o fole gemer de emoção!


Além das danças, o arraiá teve barraquinhas com comidas típicas — pamonha, canjica, bolo de milho, milho cozido, vatapá e mungunzá — tudo feito com muito carinho pelas mãos habilidosas do povo patoense. Quem foi, comeu bem e dançou melhor ainda!
Pro organizador da festa, o evento é mais do que diversão. “Esse arraiá é resistência da nossa cultura. É o povo mostrando que sabe fazer festa com identidade e muito orgulho nordestino”, disse ele, com o chapéu de palha na cabeça e o coração cheio de alegria.
Eita festança boa da peste! Que venha a 17ª edição com ainda mais brilho, dança e tradição! Viva São João, viva o sertão!
Assista vídeos acessando nosso Instagram CLIQUE AQUI