O prefeito de São João dos Patos, Dr. Alexandre Magno, esteve presente nesta sexta-feira (8), no Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís, para a solenidade de lançamento do macroprograma Educação de Verdade, iniciativa do Governo do Maranhão voltada a fortalecer a segurança alimentar, o transporte escolar e a aprendizagem na rede pública estadual.
O programa, anunciado pelo governador Carlos Brandão, vai beneficiar mais de 247 mil estudantes da educação básica, incluindo as modalidades Atendimento Educacional Especializado (AEE), Educação de Jovens e Adultos (EJA), ensino fundamental, médio, quilombola e anexos. Entre as ações, estão a ampliação da oferta de refeições nas escolas, o aumento no repasse para o transporte escolar e a entrega de tablets para todos os alunos e notebooks para todos os professores da rede estadual.


Para o prefeito Alexandre Magno, a iniciativa representa um avanço significativo para manter os jovens em sala de aula e reduzir a evasão escolar.
“Este é um programa importantíssimo que vai manter os alunos em sala de aula, evitando cada vez mais a evasão escolar, além de dar um apoio muito importante para o transporte escolar. Os municípios têm uma necessidade muito grande de garantir também o deslocamento dos alunos do ensino médio e, agora, poderemos fazer isso”, ressaltou.
O governador Carlos Brandão destacou que o investimento amplia políticas educacionais e garante mais dignidade aos estudantes.
“Vamos oferecer refeições de qualidade e aumentar o repasse para o transporte escolar, assegurando que os alunos cheguem à escola com segurança. Também entregaremos tablets e notebooks para dar suporte pedagógico e tecnológico”, afirmou.
O Educação de Verdade reúne os programas “Refeição de Verdade, para Mentes Brilhantes” e “Transporte de Verdade”, ambos coordenados pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Segundo a secretária Jandira Dias, a proposta é garantir não apenas o acesso, mas também a permanência dos estudantes na escola, fortalecendo o aprendizado e a qualidade do ensino no Maranhão.
Durante o evento, estudantes celebraram o lançamento. Adrianny Maria Silva, aluna do Centro de Ensino Pedro Álvares Cabral, destacou que o programa vai reduzir o tempo gasto no deslocamento até a escola, permitindo mais tempo para os estudos. Já Janison Almeida dos Santos lembrou que já ficou sem estudar por falta de transporte e vê na medida uma mudança positiva para sua realidade e a de milhares de colegas.
