SÃO LUÍS – O Maranhão recebeu oficialmente, nesta sexta-feira (15), os certificados que reconhecem dois de seus maiores símbolos culturais e naturais como Patrimônio da Humanidade. A Unesco entregou os títulos de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade ao Complexo Cultural do Bumba Meu Boi e de Patrimônio Natural da Humanidade ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
A cerimônia aconteceu no Parque das Dunas, em Barreirinhas, com a presença de autoridades locais, representantes da Unesco e lideranças culturais.


O governador Carlos Brandão destacou a importância do reconhecimento e ressaltou a necessidade de preservação do parque e de valorização da cultura maranhense:
“O turismo gera emprego, renda e mostra nossas belezas. Agora aumenta a nossa responsabilidade. Não é só receber o título, é cuidar. Não pode jogar lixo, temos que preservar as dunas. Já conseguimos R$ 100 milhões com o presidente Lula para obras de água e esgoto em Barreirinhas, além de ações ambientais que garantam sustentabilidade ao turismo”, declarou.
Na última quinta-feira (14), em São Luís, a comitiva da Unesco já havia feito a entrega do certificado referente ao Bumba Meu Boi, reconhecido em dezembro de 2019 como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
Já os Lençóis Maranhenses foram incluídos na lista da Unesco em julho de 2023, durante a 46ª sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, realizada em Nova Deli, na Índia.
O reconhecimento fortalece a imagem do Maranhão no cenário internacional, valoriza suas tradições culturais e reforça a importância da preservação de suas riquezas naturais para as futuras gerações.