Brasília – 16 de agosto de 2025 – O ex-presidente Jair Bolsonaro passou por uma bateria de exames médicos neste sábado (16), no Hospital DF Star, em Brasília, após receber autorização do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para deixar a prisão domiciliar
De acordo com boletim divulgado pela instituição, os exames revelaram resquícios de duas infecções pulmonares recentes, possivelmente associadas a episódios de broncoaspiração, além de esofagite e gastrite em evolução.


Segundo os médicos, a endoscopia apontou melhora parcial, mas ainda com necessidade de tratamento contínuo. Bolsonaro também seguirá sob cuidados para hipertensão arterial, refluxo gastroesofágico e medidas de prevenção contra novas broncoaspirações.
O ex-presidente chegou ao hospital por volta das 9h para realizar coleta de sangue, urina, tomografia abdominal e endoscopia. Recebeu alta às 13h58, deixando o local sem falar com a imprensa.
Seus advogados relataram que ele vinha apresentando episódios de refluxo e soluços nos últimos dias, o que motivou a solicitação dos exames.
Prisão domiciliar
Bolsonaro está em prisão domiciliar desde 4 de agosto, por decisão de Alexandre de Moraes. Ele é investigado por suposta tentativa de interferência em processos ligados ao episódio de tentativa de golpe de Estado.
A saída deste sábado foi autorizada pelo ministro, sob a condição de apresentação de atestado médico.