A Polícia Militar prendeu, nesta quarta-feira (27), Francisco Fernando Castro, de 38 anos, suspeito de assassinar a tiros o vereador Thiciano Ribeiro (PL) e a ex-comandante da Guarda Civil Municipal de Parnaíba, Penélope de Brito. O crime ocorreu no bairro Parque Piauí, zona Sul de Teresina.
De acordo com as investigações, Fernando, que é guarda municipal em Parnaíba e ex-marido de Penélope, foi flagrado por câmeras de segurança fugindo do local logo após os disparos. Nas imagens, ele aparece saindo a pé, escondendo a arma do crime. Horas depois, foi localizado e preso já usando uma bermuda no lugar da calça vista nos registros de vídeo.


Execução registrada em vídeo
Um dos vídeos obtidos pela polícia mostra o momento exato do ataque: o casal caminhava distraído quando foi surpreendido por Fernando. De acordo com testemunhas, ao menos cinco disparos foram efetuados. As vítimas estavam de costas e não tiveram chance de reagir.
Segundo familiares, Penélope já havia recebido ameaças do ex-companheiro, que não aceitava o fim do relacionamento. Um dia antes do crime, ele teria cumprido normalmente sua rotina de trabalho.
Vítimas atuavam em Parnaíba
Thiciano Ribeiro, natural de Parnaíba, havia assumido o cargo de vereador em 13 de maio deste ano, após a morte do parlamentar Bruno Vasconcelos Cunha, o Brunão (40 anos).
Penélope de Brito, também de Parnaíba, era reconhecida pelo trabalho à frente da Guarda Civil Municipal e deixa um filho de 5 anos.
O suspeito é natural de Barras (PI) e seguia em diligências até ser capturado. A polícia agora investiga a premeditação do crime e a trajetória do suspeito até a execução.