A Polícia Civil do Piauí detalhou, nesta quarta-feira (27), novas informações sobre o assassinato do vereador Thiciano Ribeiro e da ex-comandante da Guarda Civil Municipal de Parnaíba, Penélope Brito. O principal suspeito do crime, Francisco Fernando de Oliveira Castro, de 35 anos, foi preso em flagrante poucas horas após o ocorrido.
O duplo homicídio aconteceu no Centro de Teresina, por volta das 9h da manhã. De acordo com o delegado Anchieta Nery, responsável pelo caso, a motivação foi passional. Penélope e Francisco estavam separados desde março deste ano, e o homem teria saído de Parnaíba por volta das 00h30 já com a intenção de cometer o assassinato.


“Trata-se de um crime passional. Em poucas horas conseguimos identificar o autor graças às testemunhas e imagens. Ele saiu de Parnaíba na madrugada com o intuito de praticar o crime. A vítima é ex-esposa do autor, então possivelmente será configurado feminicídio”, explicou o delegado.
Após o assassinato, Francisco passou na casa de familiares para relatar o que havia feito e se despedir. Segundo a polícia, ele teria confessado o crime para parentes, que chegaram a aconselhá-lo a se entregar. A prisão foi realizada ainda em Teresina, dentro do carro usado por ele para fugir.
O delegado Barêtta, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), destacou a rapidez da resposta policial, mas classificou o crime como imprevisível. “Nenhum aparato poderia evitar. Foi um crime movido pela passionalidade, mas o inquérito vai esclarecer todos os detalhes”, afirmou.
A arma utilizada foi apreendida e está sob custódia do DHPP. Até o momento, não há confirmação de que Penélope Brito tenha sofrido ameaças anteriores por parte do ex-companheiro.
O caso segue em investigação e gerou grande repercussão no Piauí, pela brutalidade e pela projeção pública das vítimas.
Assista vídeos da entrevista CLIQUE AQUI