A educação aliada à sustentabilidade ganhou destaque na 65ª edição da Expoema, em São Luís do Maranhão. Os estudantes Arthur Gabriel Maciel dos Santos Pereira, Ithauanna De Sá Silva e Sâmila Tauany de Almeida Silva, do IEMA Pleno São João dos Patos, estão representando a escola com o projeto “Compostagem Orgânica na Escola: Um Caminho para a Sustentabilidade”.
O trabalho tem orientação do professor José Albino Pereira da Silva, coorientação da professora Aline Cristine e acompanhamento do coordenador de pesquisa e olimpíada do conhecimento, Luis Fernando Lima.


A iniciativa busca transformar resíduos orgânicos em adubo para hortas escolares e comunitárias, promovendo não apenas a consciência ambiental entre os estudantes, mas também aproximando a escola da comunidade local. O projeto mostra como a prática da compostagem pode reduzir a produção de lixo, fortalecer hábitos sustentáveis e gerar impacto positivo no meio ambiente.
A participação dos jovens na Expoema evidencia a importância de incentivar a pesquisa e a inovação dentro das escolas, preparando alunos para serem protagonistas na construção de um futuro mais sustentável.
Compostagem é transformação: da sala de aula para a vida!





