A Universidade Federal do Piauí (UFPI) inicia o ano de 2026 com um anúncio considerado histórico para a educação superior no estado. A reitora da instituição, professora Nadir Nogueira, confirmou a criação do curso de Medicina no campus de Floriano, além da implantação dos cursos de Psicologia e Inteligência Artificial, todos com início previsto para o segundo semestre de 2026.
Durante o anúncio, a reitora destacou a importância estratégica das novas graduações. “Estamos iniciando 2026 com boas notícias aqui na Universidade Federal do Piauí. Iremos anunciar a oferta de mais três novos cursos que deverão iniciar agora no segundo período de 2026. Esses cursos são estratégicos para a Universidade, para o Estado do Piauí e para o Brasil”, afirmou.


De acordo com a professora Nadir Nogueira, o curso de Medicina em Floriano atenderá a uma demanda antiga da região e contará com 30 vagas a partir de 2026.2. “Atendendo já também uma demanda de Floriano, oferecendo o curso de Medicina, onde teremos aí 30 vagas a partir de 2026.2”, ressaltou a reitora.
Outro destaque é o curso de Psicologia, que recebeu sinal verde do Ministério da Educação (MEC). Segundo a reitora, o curso será ofertado no campus de Teresina com 80 vagas. “A notícia boa é que hoje o MEC finalmente colocou na sua plataforma o ok para a oferta do curso de Psicologia para o campus de Teresina, com 80 vagas”, disse.
A UFPI também passa a investir na formação em Inteligência Artificial, considerada uma área estratégica e inovadora. Para a reitora, a Universidade não poderia ficar fora desse debate. “A Inteligência Artificial é uma inovação tecnológica, uma demanda da sociedade como um todo, e estamos ofertando essa possibilidade para os nossos jovens”, pontuou.
A professora Nadir Nogueira enfatizou ainda que os três cursos fortalecem áreas essenciais para o desenvolvimento do estado. “São cursos transversais que ampliam a capacidade da Universidade de atender a população jovem e contribuem diretamente com o desenvolvimento do Piauí, especialmente na cadeia do sistema de saúde, como é o caso da Medicina e da Psicologia, junto com a Inteligência Artificial”, afirmou.
A pró-reitora de Ensino de Graduação, professora Gardelli, explicou que os cursos serão ofertados a partir de 2026.2 e que o processo seletivo ainda será definido. “Estamos vivendo a expectativa do SISU 2026, mas esses novos cursos terão um processo seletivo que será divulgado posteriormente”, esclareceu.
Ao final, a reitora reforçou o clima de celebração na instituição. “Iniciamos o ano comemorando, celebrando essa grande vitória desses três novos cursos. Agora é aguardar e se preparar. A UFPI está pronta para ofertar Psicologia, Medicina em Floriano e Inteligência Artificial”, concluiu.
Leia também:
Corpos de homem e mulher são encontrados dentro de caminhonete na zona rural de Sítio Novo, no Maranhão
24º Batalhão de Infantaria de Selva reforça buscas por crianças desaparecidas e inicia operação contínua em área de mata
Teto de pensionista e aposentado do INSS sobe para R$ 8.475,55 em 2026
Siga nosso Instagram CLIQUE AQUI